Otimização é sinônimo de qualidade e eficiência em todo o processo de construção do poço.

A empresa foi erguida sobre o pilar da otimização. Este conceito é sinônimo de qualidade e eficiência em todo o processo de construção do poço, oferecendo ao cliente segurança construtiva, ambiental e financeira.

A Ótima Perfurações atua em toda a cadeia construtiva do poço, iniciando pelo estudo de viabilidade do local, solicitação de perfuração junto ao órgão gestor das águas, passando pela perfuração propriamente dita, revestimento, teste de vazão, análise da qualidade da água, emissão de relatório final e solicitação de outorga e uso da água. Para conhecer os detalhes destas etapas visite o link de informações técnicas.

O projeto e a construção do poço seguem as normas NBR12.212 e NBR 12.244 padronizadas pela ABNT, além das diretrizes da lei Nº 9.433 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Na fase de projeto a Ótima Perfurações faz o levantamento de dados geológicos e hidrogeológicos locais, além da aplicação e demanda de água pelo cliente. Nesta fase são especificados os equipamentos, materiais e perfil construtivo do poço, como por exemplo, sonda de melhor desempenho para o local, diâmetro do poço, profundidade de cada fase, diâmetro e material do revestimento, pré-filtros, materiais de completação e cimentação.

Projeto de poço em rocha cristalina

Os poços em rochas cristalinas produzem água por meio de fendas subterrâneas. Quanto mais profundo, maiores as chances de atravessar as fissuras e conectá-las ao poço.

Normalmente a Ótima Perfurações realiza a primeira etapa do poço com sondas rotativas ou percussivas e bombas de lama.

Ao atingir a rocha cristalina, reveste-se a primeira etapa e a perfuração avança com o sistema rotopneumático e compressor de alta pressão.

Neste caso, não é necessário fazer o revestimento com tubos de aço na seção da rocha cristalina, reduzindo os custos finais da perfuração.

Projeto de poço em rocha sedimentar

Os poços em rochas sedimentares normalmente são mais produtivos do que em rochas cristalinas. Neste caso, a água escoa pelos poros da formação e podem arrastar particulados, requerendo um revestimento mais aprimorado do poço.

Para este projeto a Ótima Perfurações usa sonda do tipo rotativa com sistema de circulação de lama do início ao fim da perfuração. Este sistema garante a retilineidade e circularidade do furo, além de evitar desmoronamentos, erosão e prisão de equipamentos.

Para garantir a qualidade da água, preenche-se o espaço anular entre a parede da formação e o tubo com um material granulado conhecido como pré-filtro.